domingo, 13 de setembro de 2009

O profeta Jonas

É hora da decisão: Ir à Társis ou à Nívine?
Por: Alex de Jesus Oliveira e o Espírito Santo 13/09/2009



1 – INTRODUÇÃO.

1.1 Olhando para o profeta Jonas no capitulo 1º VERSÍCULO 2 do Livro que leva o seu nome o Senhor diz: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.”

Observo que o Senhor Deus lhe da um imperativo “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive.” Posso aprender algumas coisas importantes aqui. Acredito piamente que Jonas era um homem temente ao Senhor, tanto era que se tornou um profeta do Deus altíssimo, ou seja, a sua boca estava selada para falar aquilo que Deus o havia dito em seu coração. Jonas tinha intimidade com Deus de maneira tal que o Senhor o confiou uma grande missão; pregar a CIDADE IDOLATRA DE NÍVINE.
a. Um povo violento, que tinha como característica a CRUELDADE. Por nada matavam pessoas das piores formas que se possa imaginar. Eram Idolatras; adoravam: Shamash, o deus-sol, Sin, o deus-lua; Ishtar o deus das águas , honravam Aru, Marduk (Bel) e o seu filho Nabu (Nebo). Assur, Deus da Guerra o mais venerado.
b. Aprendo aqui que Deus só confia uma grande missão àquelas pessoas que se dedicam a Ele e que buscam ter intimidade com Ele, que vivem na dependência do Senhor, que buscam ser seus oráculos na terra.
c. Acredito que os jovens hoje têm buscado viver os seus prazeres imediatos e não buscam diligentemente se mover para Deus e em Deus. Vivem “o básico de Deus”, não querem mais de Deus, acham que já tem o bastante. Qual o bastante de Deus para você?O quanto de Deus você quer?Entretanto, hoje venho te dizer que Deus esta com as mãos estendidas para te abençoar, derramar uma unção diferente capaz de te fazer andar sobre as águas, curar os enfermos, expulsar demônios e se tornar um profeta de Cristo. Se coloca apenas na posição de Verdadeiro Adorador e O teu Deus irá contemplar os Desejos do teu coração. Mas se Deus te mandasse ir a Nívine hoje você iria? Ou você periferia ir para Társis?

2 – DESENVOLVIMENTO.

2.1 No VERSÍCULO 3 “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor, para Társis; e, descendo a Jope, achou que um navio ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor.”

Esse texto relata que Jonas buscou sair da presença do Senhor, ele tentou fugir da presença de Deus. É possível fugir da presença de Deus? Jonas intentou não cumprir a ordenança do Senhor. A palavra diz que ele pagou para ir para Társis, discerto para descansar, relaxar, curtir a vida, ficar tranqüilo. Quantas pessoas preferem Társis? Todos claro! Vida mansa e alegre quem não quer!Para Nívine ninguém quer ir! Mas entende-se, pois Jonas tinha medo porque, como fora dito, os Assírios eram guerreiros terríveis e praticavam toda sorte de misérias com as pessoas.

a) Eu não sei qual o Assírio que esta na tua frente, se é o Assírio da idolatria, da preguiça da pregação, do desrespeito aos pais e líderes, dos pensamentos mal, da prostituição, da depressão, da fraqueza, da família desestruturada, da falta de dinheiro, em fim, mas uma coisa eu sei, o Deus que te chamou é poderoso o suficiente para fazer o Assírio que te atormenta fugir por 7 caminhos e nunca mais achar por onde voltar para tua casa!!!Sabe por quê?
b) Porque esta escrito no Salmo 91-7 que “mil cairão ao teu lado e 10 mil a tua direita e tu não será atingindo”
c) Dt 20-1 quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
d) Porque Deus é fiel para cumprir a sua palavra e honrá-lo. Mas para ter honra diante de Deus é preciso TOMAR UMA ATITUDE NA DIREÇÃO CERTA, è preciso IR A NÍVINE, mesmo que Nívine pareça ser a cidade do terror, Ele a transformará na cidade do ARREMPREDIMENTO, DA AQUEBRANTAÇÃO DO CORAÇÃO DE PEDRA, DA TRANSFORMAÇÃO DO MAIS VIL PECADOR EM SERES HUMANOS filhos do grande Deus. Porque o Senhor promete em MATEUS 28 :18-20
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder, no céu e na terra.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Ámen.”

2.2- No VERSÍCULO 4 “Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.”

Deus manda um vento e uma tempestade tomar conta do mar construído uma situação tão terrível que todos os bens que estão no navio são jogados no mar. A situação fica tão tenebrosa com aquela tormenta que os marinheiros perceberam que era algo sobrenatural, de modo que começaram a invocar seus deuses, mas JONAS, saio de mansinho e foi dormir.

a) Talvez, amado jovem, amado ancião, mulher, adolescente a TEMPESTADE ESTEJA ASSOLANDO na sua casa, na sua rua, na sua Igreja, na sua cidade as coisas estão de mal a pior e vc não faz nada. Vc dorme, dorme, dorme!As pessoas morrem sem Jesus e vc diz, não é minha culpa, eu dou meu testemunho, seu colega de escola morre, seu professor é depressivo, seus parentes perecem e vc nada faz. A tempestade acabando com o mundo e você comendo pipoca assistindo televisão! Sabe o que Deus faz? Não sabe não?! Às vezes é preciso Deus usar um ímpio para Lhe dizer que você tem um Deus na sua vida e que pode te ajudar e lhe usar para abençoar as pessoas em sua volta.

b)O versículo 6 diz: “E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dormente? levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós, para que não pereçamos.”

Não espere que Deus use o ímpio para te acordar, acorde Hoje, porque Deus tem uma missão na tua vida. Nenhum ser humano nasce em vão, e NINGUÉM NASCE DE NOVO PARA FICAR DE BRAÇO CRUZADO só querendo benção e alisando banco de Igreja. Faça missão jovem no seu cotidiano, Seja um missionário ungido por Deus. Não espere unção humana, pois a TUA UNÇÃO VEM DE DEUS. Talvez a tempestade que vc esteja passando em sua vida seja DEUS TE CHAMANDO, levante ....adora-me, clama-me, pede-me, eu te dou, eu te sustento, eu te garanto.VAI!VAI! VAI! FAZ A MINHA OBRA! VIVE A MINHA COM TODO TEU SER.



3.1- No VERSÍCULO 9 “E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.”

Após os marinheiros já o argüirem sobre quem ele era, Jonas declara que serve ao Deus altíssimo, e afirma que a tormenta é um problema proveniente da sua teimosia, então, ele se encoraja e pede aos marinheiros que o joguem no mar para que todos não venham perecer. Jonas sabia que se Ele se humilhasse e reconhecesse seu erro o Senhor o perdoaria. Pois está escrito em 2Cronicas 7-14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”


b) Entretanto meu irmão, a palavra de Deus diz que Deus não se deixa escarnecer “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso, também, ceifará”GL 6-7. Portanto, se Ele te escolheu para uma obra É VOCÊ MESMO e Ele não abre mão de você, portanto ele vai te colocar na parede para que você tome uma decisão.


3.2 - No VERSÍCULO 15 “E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria. Jonas é jogado no mar e a bonança vem.”

Mar na Bíblia significa Povo, assim entendo que podemos inferir figurativamente que Deus Jogou Jonas no meio de um povo revoltado, haja vista que o mar estava revolto. É bem verdade que essa leitura é figurativa, pois sei que Jonas literalmente foi jogado ao mar. Para provar o seu Escolhido, Deus o lança no mar. Para confrontar o seu Servo Deus o imprimi uma prova gigante.

a) Deus vai te jogar no mar, mas, ele vai te dá a Vitória meu irmão! Se você estiver na posição de Jonas, fugindo da presença do Senhor e dormindo espiritualmente, o Senhor vai te jogar no mar pra você acordar e tomar uma decisão se irá a Nívine fazer a obra do Senhor ou irá para Társis ficar longe dos projetos do Senhor na tua vida!


Estava Jonas agora sozinho, ele, o mar e Deus. Não havia para quem apelar, ele estava longe de Társis e de Nívine, ele estava em lugar algum, mas Ele precisava do Socorro de Deus urgente, porque ele poderia morrer de hiportermia ou ser comido por um tubarão, ou sentir câimbras e morrer afogado, Jonas sentia sede, fome, e talvez no seu coração ele dissesse; “Vou morrer! Peguei contra o Senhor e não tem mais Jeito pra me!”

Meu irmão eu quero te dizer, que mesmo você estando perdido no Mar de problemas, mesmo que você esteja em pecado o Senhor ele contempla a tua situação. Ele só quer de você uma atitude de arrependimento, Porque é Ele quem permiti que você passe por lutas, pois está escrito em 1 CO 10-13 que Deus não prova ninguém além do que possa suportar. Deus vai te tirar do mar, Deus vai te tirar desse sofrimento mesmo que você entre em outra situação que aparentemente pareça ser pior que a primeira.

3.3 - No VERSÍCULO 17 “Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”.

A bíblia diz que Deus preparou um grande peixe para engolir Jonas. Sendo que ele passou 3 dias e três noite no ventre do Peixe. Ali Jonas orou ao Senhor, e no capitulo 2 no versículo 8 ele afirmou; “Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia.”.
Jonas declara com sua boca que a sua vaidade havia tirado ele da presença do Senhor, da misericórdia do senhor que é o próprio Jesus Cristo, creio que Jonas falou de coração e o Senhor o ouviu e o livrou.
a) Peixe significa vida, cristianismo, portanto, a Bíblia diz que Jesus( João 14-6) é a vida, mas aqui neste texto Jonas está no ventre do peixe, ou seja, estava no seio da vida.Jonas estava nas mãos de Deus e ele só precisava tomar uma atitude em relação ao Senhor.Meu irmão é preciso tomar apenas uma atitude em direção ao Senhor, uma apenas, de verdade, do fundo do seu coração e Deus cumprirá o que Ele te prometeu.

Quero te dizer que o DEUS DA VIDA irá te visitar na profundidade do mar da tua angustia, na profundidade da tua ansiedade, na profundidade das tuas incertezas, na profundidade do mar das tuas dividas financeiras, na profundidade do mar das tuas enfermidades e vai te da o livramento pois, está escrito em ROMANOS 8:38-39
1Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
2Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

3 – CONCLUSÃO

Não obstante, é necessário tomar uma decisão positiva diante do Senhor Jesus Cristo, saiba que o teu Deus é um Deus de misericórdia e desde que você se volte para Ele, Ele te concederá paz e força pra enfrenta as lutas da vida.
Jonas relutou em fazer a obra do Senhor, mas Deus o confrontou e ele tomou a decisão certa, pois no capitulo 3 relata que Jonas cumpriu os desígnios de Deus e toda Nívine se converteu. Vc precisa tomar atitude de Jonas de pregar a palavra. Você precisa ir a Nívine e deixar társis para desfrutar depois a vitória. É necessário ir a Nívine para que o povo veja a gloria de Deus na tua face e se converta dos seus mãos caminhos!Vá Nívine hoje exalte ao Senhor!

Um comentário:

  1. Muito bom!
    As vezes pergunto quantos Jonas e igreja tem produzido com atitudes exclusivas! É o Jonas que na verdade deseja ir, mas os doentes prosperistas e estereotipadores, desenham o Jonas que querem mandar.
    Pergunto as vezes se a Igreja não exclui. Na verdade encontro a prevalescência das portas do inferno em muitas delas. Retiram de “César” o que é dele, e tentam tomar de Cristo o que é de d’Este. Ressuscitam o indugencionismo e vendem prosperidade “à rodo” como se caracterizando, a seus “ olhos”, a confirmação da “boa” relação com Deus.
    Talvez os “Jonas” desse século sejam menos Jonas e mais vítimas da deturpação do conceito de Cristianismo do mundo Moderno prestes do fim.
    Abraços,

    Smith

    ResponderExcluir